Como Enviar seus Grãos de Kefir pelos Correios


Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5

Figura 6

Figura 7

Figura 8

O envio dos grãos pelos Correios é muito simples e fácil pois eles resistem por muito tempo às condições adversas da viagem.

Porém, devem-se tomar alguns cuidados para evitar que sua umidade vase, inutilizando o envelope ou borrando o endereço do destinatário.

Para isso, separe os grãos que deseja doar. Coe-os bem (se necessário, dê uma batidinhas suaves na peneira) para retirar o excesso de umidade.

Coloque os grãos sobre um guardanapo ou toalha de papel e deixe-os alguns instantes, de preferência cobertos, para evitar a contaminação por poeira ou insetos (figura 01).

Em seguida, coloque os grãos em um saquinho plástico (figura 02).


Se os grãos são de kefir de leite, acrescente uma colherinha de leite em pó (figura 03). Além de mantê-lo alimentado para a viagem, também ajuda a absorver a umidade. Para os grãos de kefir de água, isto não é necessário.

Amarre bem a ponta do saquinho, procurando deixar o mínimo de ar possível. O ideal é que não fique redondo e sim, achatado, pra caber melhor no envelope, sem fazer muito volume irregular, mas isso não é um problema sério (figura 04).

Corte uma embalagem de leite (figura 05) ou use um papel cartão ou papelão forte para embalar seus grãos (figura 06). Enrole o(s) saquinho(s) com o papel (figura 07) e coloque o rolinho dentro do envelope (figura 08).

Procure endereçar o envelope primeiro, para não ter que escrever no envelope já com os grãos, ou utilize o serviço de endereçamento do site dos Correios e gere as etiquetas de destinatário e remetente. A vantagem é que o sistema já faz a verificação do CEP e ainda o gera em código de barras, facilitando a triagem e agilizando a entrega. Seus grãozinhos agradecem!!

Pronto! Agora é só se dirigir a uma agência dos Correios e fazer a postagem. Pode enviar como Carta Simples mesmo, que é um pouquinho menos segura, mas chega bem mais rápido e é mais barata.