História e Informações Relacionadas

Os Grãos de Kefir foram considerados um presente de Alá entre os membros das tribos muçulmanas das Montanhas do Norte do Cáucaso, que, por volta do século XVIII, já conheciam e respeitavam os poderes curativos do leite fermentado por tais jóias probióticas.Os Grãos de Kefir eram passados de geração em geração e eram considerados uma fonte de saúde da família e das tribos, que defendiam o processo secreto do Kefir e a arte da cultura da Matriz, com as suas próprias vidas.

No início de 1900, dois irmãos de Blandovs que possuíam fábricas de queijo no Norte das Montanhas do Cáucaso, foram contatados pela Sociedade dos Médicos Russos, para obter algum cultura de Kefir. Os irmãos propuseram usar uma mulher jovem bonita de nome Irina Sakharova, a persuadir um príncipe Caucasiano chamado Bek-Mirza Barchorov para doar-lhe um pouco dos Grãos de Kefir. Irina realmente deslumbrou o príncipe com sua beleza, mas ele se recusou a lhe dar quaisquer porções de suas jóias probióticas.

Porém como também não quisesse perdê-la, ele ordenou que alguns dos seus homens a seqüestrassem, quando ela voltava para casa. Contra sua vontade, eles a levaram de volta à corte, onde o príncipe esperava conquistar o seu amor e lhe propôs casamento. Irina recusou, sendo salva posteriormente pelos irmãos Blandovs e, apoiada por eles, apresentou queixa contra o príncipe no tribunal do Czar. O príncipe ofereceu ouro e jóias a Irina, como reparação pelos crimes cometidos contra ela, mas ela recusou a oferta. Ao invés disso, ela exigiu, e recebeu, jóias probióticas (Grãos de Kefir)! Em 1908, Irina Sakharova trouxe o primeiro Kefir para Moscou onde era medicinalmente usado com grande sucesso. À idade de 85, Irina em 1973 recebeu uma carta do Ministro da Indústria de Alimentos da URSS expressando seu reconhecimento e agradecendo sua inestimável contribuição para o povo russo.

A informação acima foi obtida originalmente de um site desconhecido, para o qual eu fazia um link em 1999. Mas, a ligação ao local original perdeu-se no cyber-espaço desde então, por isso, nenhuma referência pode ser fornecida.

Probiotic : [Pro = for, Biotic = life] = "Life- promoting" or "For-life" as opposed to Antibiotic - [Anti = against, Biotic = life] = "Against-life". The term "Probiotic" refers to l ive microorganisms which when administered in adequate amounts confer a health benefit on the host. FAO/WHO report, October 2001

Kefir Tradicional dos Cáucasos

Tradicionalmente, nas montanhas do Norte do Cáucaso, os primeiros cultivadores de Kefir utilizavam leite cru de cabra cheio de nata ou leite de vaca. O leite fresco era despejado em bolsas de couro de cabra, com os Grãos de Kefir e, após 24 horas de fermentação, uma amarração no canto da bolsa retinha quase todos os grãos, permitindo que o Kefir fosse separado e consumido. O Kefir resultante era uma bebida espumante, cremosa em textura e consistência, com um conteúdo de álcool de aproximadamente 5% a 1%. Durante o tempo frio, a bolsa de couro era colocada ao sol durante o dia, e próxima a uma lareira a noite durante a fermentação. Também era costume pendurar estas bolsas próximas a porta de modo que as visitas dariam um golpe gentil à bolsa quando eles passassem por ela. Às vezes, este Kefir era submetido a uma fermentação secundária, sem os Grãos, em um barril de madeira, às vezes com a adição de leite fresco. O barril era então hermeticamente fechado e ficava fermentando por um, três ou mais dias. O resultado era uma bebida até mais carbonatada, com um conteúdo de álcool ligeiramente mais alto (2 a 3%). Possivelmente esta atitude era executada como um ritual religioso.

Maturação. O kefir líquido era regularmente submetido a uma fermentação secundária. Uma mistura do kefir recém coado, leite fresco e ocasionalmente, com a raiz da Neve Rosa (Rhododendron caucasicum) era derramada em tambores de madeira, ou em cântaros de argila. O recipiente escolhido era hermeticamente fechado e o conteúdo fermentado por alguns dias, forçando uma fermentação secundária. Este processo produzia uma bebida altamente carbonatada, com um índice de álcool mais elevado do que o da fermentação pre-secundária. Esta forma de kefir tem uma excelente qualidade de conservação, com um aumento substancial do grupo específico de Vit B. O ácido fólico pode aumentar ao menos 116% após o segundo dia de fermentação secundária. Com isto, o kefir em amadurecimento é apreciado enquanto evolui para a maturação.

Clique na imagem para ampliá-la
















Grãos de Kefir... Um Presente de Alá (Deus)!

Ao pesquisar produtos de culturas em geral, incluíndo o kefir no início dos anos 80s, eu cheguei, a um resumo interessante [não sou capaz de localizar o material fonte original], que explicou as muitas tentativas mal sucedidas dos microbiologistas de propagar espontâneamente grãos de kefir real a partir de grãos não existentes. Estas experiências foram executadas tentando cultivar misturas de culturas iniciais puras, preparadas sob condições de laboratório dos organismos isolados dos grãos de kefir. Após falhar em propagar grãos de kefir das culturas puras, os microbiologistas voltaram-se para os caucasianos, perguntando-lhes como adquiriram ou propagaram seus grãos originais de kefir. Os caucasians responderam simplesmente com algo como...

"Eram um presente de Alá, há 1.000 anos" ... o que eu pensei ser uma resposta completamente apropriada.

Poderiam os grãos de kefir ser o Maná?... caído no leite?

Maná: Uma substância branca doce que caiu espontaneamente dos céus para alimentar os Israelitas famintos, quando Moisés conduziu seus povos à terra prometida do "leite e mel". Maná significa, "O Que é Ele?" [ Êxodus 16:31]. Com isto, pode-se concluir que literalmente, grãos do kefir é certamente maná; ao menos devido a sua natureza misteriosa e de sua existência e da forma como se propagam. E o fato que do termo
maná virtualmente significar "mistério do desconhecido"

Conta-se que as tribos ortodóxas das Montanhas do Cáucaso Norte, onde foram presenteados com os grãos de kefir pelo Profeta Maomé, enquanto viajava através daquela região, há aproximadamente 1400 anos. Conta-se também que aquelas pessoas consideravam os grãos de kefir como Os grãos do Profeta Maomé e o produto de sua cultura, kefir, a bebida do profeta. [1]

Com isto, uma pergunta simples e lógica vem à mente.Como ou onde o profeta Maomé adquiriu seus Grãos de Kefir? (Abençoe e Mantenha Sua Alma é só o que eu pediria ao criador divino da vida, abençoar toda a alma, na terra ou em qualquer outro lugar)

Até a presente data, não se compreende como a estrutura da bio-matriz é criada, ou de fato, que microorganismos específicos são responsáveis pelo processo de construção. Este mistério parece ainda remanescer com os grãos de kefir.

Quando o segredo atrás da inteligência de como o micro-macro sistema auto-organizado da bio-matriz for compreendido, poderá ajudar-nos a compreender não somente este sistema biológico em particular, mas também ajudar a trazer uma compreensão melhor de determinadas doenças, como os tumores, carcinomas e as doenças que podem envolver o microbial etiológico [infecções por exemplo], no mínimo. Além disso, não apenas para este reino [a disciplina médica], mas poderia também abrir portas em outras áreas. Por exemplo, descobrindo métodos novos de produzir compostos originais orgânico/inorgânico, controlando o desperdício biológico, e ajudando a controlar algumas formas de poluição. Por exemplo, um sistema microbiótico auto-organizado que pode reter o derramamento do óleo cru de forma mais segura utilizando o óleo cru para dar forma a uma massa flutuante pelos micróbios específicos, que podem com segurança digerir o derramamento em uma área localmente mais definida.

Existe uma alta probabilidade de que, compreendendo o mecanismo pelo qual os micróbios críam uma bio-matriz, tal como os grãos de kefir, um sistema através do qual o uso dos micróbios e ou dos vírus pode ser executado em nanotechnologia por exemplo, para produzir componentes eletrônicos menores e mais eficientes tais como as unidades centrais do processador [ CPUs ] para computadores do futuro.

Até então, eu serei feliz simplesmente apreciando os benefícios naturais e o valor nutritivo de um simples vidro de kefir real refrescante. Incluindo os benefícios de compartilhar e de ingerir os grãos excedentes em uma base regular. Saúde!

Fonte: [1]